Atualizado em
Osíris: O Deus do Egito e Seus Mistérios Revelados
A mitologia egípcia é uma das mais ricas e complexas do mundo antigo, com uma história que se estende por mais de 3.000 anos. Neste vasto universo mitológico, existem deuses e deusas que desempenhavam papéis importantes na vida das pessoas, seja para a fertilidade da terra, a prosperidade das colheitas ou a proteção contra os inimigos. Dentre esses deuses, um dos mais importantes é Osíris, um deus funerário e rei do Egito Antigo.
O Ciclo Vida de Osíris
Osirís era o filho de Geb, a Terra, e Nut, o Céu, e era considerado o deus do Egito, sendo o chefe dos 42 deuses. Ele foi o rei do Egito e trouxe a fertilidade à terra, sendo também o deus do além, da ressurreição e da vida após a morte. A sua história é um dos principais temas da mitologia egípcia.
O Fato do Assassinato de Osíris
Sua história começa quando Set, seu irmão e um dos deuses mais antagônicos do Egito, o assassina, fazendo-o entrar num caixão fechado. Set destruiu o caixão e espalhou as partes de Osíris pelo mundo, dificultando a sua ressurreição. Sua esposa, Isis, encontrou todos, a não ser os testículos, e conseguiu ressuscitar com a ajuda de Horus, o seu filho. O julgamento de Osirí foi feito pelos 42 juízes dos deuses, que decidiram que ele deveria ser libertado.
A Importância de Osíris para o Egito Antigo
Osirí era o deus que protegia o falecido, levando-o através do mundo após a morte para encontrar a vida eterna. A sua importância é evidente, já que a sua morte e ressurreição simbolizavam a luta constante entre o ciclo da vida e da morte. Por isso, Osirís era adorado com grande dedicação.
Culto a Osíris
Templos de Osíris e Práticas Culturais
Os principais templos de Osíris estavam no Saqqara e no Abydos, onde as cerimônias de ressurreição e morte de Osirís eram realizadas. Além disso, as pessoas cultuavam os seus deuses em casa, tendo ídolos e imagens de Osirí e outros deuses em seu interior. Os altares e a música de instrumentos eram uma parte importante das cerimônias em culto a Osíris.
Representações Iconográficas
Osirís era representado com um corpo de barro e os seus membros cortados e espalhados. Ele também era representado com um escudo e uma cimitarra. Os símbolos do deus de Osíris têm uma importância religiosa e mitológica, significando o poder de Osirisé.
Mitologia e Simbolismo
O Fim de Osíris e o Fim do Mundo
A morte de Osirís foi um dos principais eventos da mitologia egípcia, e simbolizava a perda da prosperidade e do bem-estar dos egípcios. Isso foi devido a Set ser a personificação da devastação e da morte.
A Ascensão de Osíris
Mas, o deus Osirís conseguiu se levantar e tornar-se imortal, o que o tornou em um sinal de esperança para os egípcios de uma vida após a morte. Horus representava a ordem cósmica.
Relevância Moderna
Impacto na Cultura Ocidental
A ideia do deus Osirís se espalhou pela Europa e Ásia e teve um efeito significativo na literatura e filosofia, como por exemplo a mitologia grega que conta as histórias de Adônis e Dédalo. Além disso, Osirí também está na literatura francesa da idade média.
Significado Moderno de Osíris
Osirís simboliza a morte e a transmigração da vida, além de sua imortalidade, Osirís é um grande símbolo de vida a mais além. Osiris é adorado em muitos lugares.