CAD

Publicado em
Atualizado em

A Última Ceia na Bíblia: Significado e Reflexões


A Última Ceia, também conhecida como Última Ceia de Cristo ou Última Ceia em Getsemani, é uma cena bíblica que ocorreu no Jardim das Oliveiras, logo antes da crucificação de Jesus Cristo. Ela é descrita nas três Evanxélias cristãs: Mateus (26:20-35), Marcos (14:17-42), Lucas (22:7-38) e João (13:1-38, 18:1).

Essa cena é um dos momentos mais importantes da história da salvação em todo o Novo Testamento. Aqui, Jesus institui a Eucaristia e estabelece o vínculo entre os crentes, preparando-os para sua morte iminente. No entanto, a Ceia pode ser compreendida como mais do que apenas uma cerimônia religiosa; ela é também um símbolo das relações íntimas entre pessoas e da promessa de amor eterno que faz parte da mensagem cristã.

O Contexto da Última Ceia

A Última Ceia ocorreu no décimo-quarto dia do mês de Nisan, um dia antes da Páscoa Judia, enquanto Jesus estava se preparando para apresentar-se a Pilatos pelo último dia. Logo após a Ceia, Jesus foi à oração no Monte das Oliveiras, onde sofreu uma crise de oração, conhecida como a oração na montanha da oliveira, em Mateus 27:36.

A última ceia foi seguida pela tristeza dos discípulos, pois o tom de tristeza presente nessas palavras foi uma ameaça ao sentido da esperança com que estavam todos envolvidos. Para Jesus, estava claro que era a véspera de uma separação dolorosa e que seu reino era em um sentido, bem mais do que uma experiência terrena.

Uma Cena de Amor e Unidade

A Última Ceia é uma cena de amor e união entre Jesus e seus discípulos. Essa é uma verdadeira noite de amor na qual a ação da ceia, é a de instituir como sacrifício a si mesmo para que o povo se pudesse redimir e ter a liberdade. Ela é um lembrete da importância da união e da comunhão entre os crentes.

Jesus institui a Eucaristia, também conhecida como a Ceia de Pães e Vinho, que é uma das cerimônias mais importantes do cristianismo. Nessa ocasião, Jesus tomou o pão e o vinho, que significavam a fim da escravidão e o começo de uma era de liberdade.

O Pão

O pão na Última Ceia representa o corpo de Cristo, que foi morto para que o pecado fosse destruído e a grande promessa que Cristo nos deu ao morrer foi que todos os que crerem nele, terão a vida eterna.

O Vinho

O vinho representa o sangue de Cristo, que foi derramado para perdoar os pecados, por isso o cristão deve sempre se manter puro. Esse sacramento de amor e liberdade, é feito na maçã do amor, onde o pão, está a representação de Cristo e o vinho é uma referência a seu sangue que foi destronhado.

Os Discípulos em Getsemani

Logo após a Ceia, Jesus foi ao Jardim das Oliveiras, onde estavam com ele Pedro, João e Tiago, seus discípulos mais próximos. Eles encontraram Jesus dormindo e perguntaram a ele: " Senhor, por que adormeceu? Não poderia cuidar de nós?".

Essa pergunta dos discípulos é um grande problema, pois eles não sabiam que Jesus estava orando e estava preparando-se para enfrentar o **frio e o choro que iria experimentar em curto espaço de tempo e que os dias que se seguiriam eram bem tristes e cheios de dor e sofrimentos.

Nesse momento, Jesus respondeu: "Não me importe que estivesse adormecido. Continuei sendo atento para a luta e perigo que iria enfrentar e por isso fui buscar a sua ajuda através da oração."

A Última Ceia é uma das cenas mais importantes da história da salvação em todo o Novo Testamento. Ela é um lembrete da importância da união e da comunhão entre os crentes e da promessa de amor eterno que faz parte da mensagem cristã. Além disso, é um símbolo das relações íntimas entre pessoas e da promessa da liberdade que foi dada por Jesus Cristo quando ele se sacrificou pela liberdade do povo.

A Última Ceia é um lembrete da importância de sempre ser atento ao sofrimento de outros e de nunca deixar que a alegria e a paz sejam perdidas por causa do pecado ou da dor que chegue ao nosso caminho.

O Que Foi a Última Ceia?

A Última Ceia foi uma ceia compartilhada por Jesus e seus discípulos no Jardim das Oliveiras, logo antes da crucificação de Jesus. Ela é descrita nas três Evanxélias cristãs: Mateus, Marcos e Lucas.

Qual é o Significado da Última Ceia?

A Última Ceia é um lembrete da importância da união e da comunhão entre os crentes e da promessa de amor eterno que faz parte da mensagem cristã. Além disso, é um símbolo das relações íntimas entre pessoas e da promessa da liberdade que foi dada por Jesus Cristo quando ele se sacrificou pela liberdade do povo.

Qual é a Importância da Eucaristia?

A Eucaristia é uma das cerimônias mais importantes do cristianismo. O pão e o vinho representam o corpo e o sangue de Cristo, que foram mortos para perdoar os pecados e para trazer a vida eterna aos crentes.

O Que Aconteceu em Getsemani?

Logo após a Ceia, Jesus foi ao Jardim das Oliveiras, onde estavam com ele Pedro, João e Tiago, seus discípulos mais próximos. Eles encontraram Jesus dormindo e perguntaram a ele: " Senhor, por que adormeceu? Não poderia cuidar de nós?".

Qual é a Relação entre a Última Ceia e o Pecado?

A Última Ceia é um lembrete da importância de nunca deixar que o pecado se intrometa na relação entre pessoas. Além disso, é um lembrete da grande promessa que Cristo nos deu ao morrer, que é a vida eterna.

  • Bíblia Sagrada: Tradução em Português.
  • Escribas Cristãos, A última ceia e suas tradições.
  • História da Igreja.
  • Cristianismo.
  • Teológicas e estudios.

...


Autor: CAD

O CAD é um site de Deus. O site é uma obra de Deus e não pode ser reproduzida, editada ou alterada sem a permissão de CAD. Sempre estamos dispostos a melhorar o site para atender as necessidades e exigências dos nossos leitores.