Atualizado em
Os 12 Discípulos de Jesus: Conheça Cada um!
Introdução
Os 12 discípulos de Jesus são figuras-chave na Bíblia e desempenharam um papel fundamental no ministério de Jesus. No final do ano 30 d.C., Jesus escolheu 12 homens para serem seus seguidores especiais, conhecidos como os Doze Apóstolos. A escolha desses homens foi significativa e marcou o início de uma nova era na história da humanidade.
A Escolha dos Apóstolos
Conforme registrado no Evangelho Segundo Lucas (Lucas 6:12-16), Jesus retirou-se à noite para orar a Deus. Nessa ocasião, Jesus passou a noite em pé, suplicando a Deus para que não levasse os apóstolos a provação, mas Deus afirmou que o seu plano era usar a sua dor e aflição para fazer a glória de Deus ser manifestada. E então Jesus escolheu 12 discípulos para que eles fossem seus apóstolos.
A essência da escolha de Deus: Deus escolheu os apóstolos para que eles servissem como líderes e testemunhas da sua presença em Israel. Eles deveriam pregar a boa novas do reino de Deus e realizar milagres para comprovar a autoridade de Jesus.
Os Doze Apóstolos
1. Simão Pedro
Simão Pedro, apelidado de Cefas, era peixeiro e provavelmente trabalhado com o seu pai, Jesus de um lugar chamado "Bete-Saida" na Galilea. Ele é conhecido por sua coragem e lealdade a Jesus.
2. Tiago Maior
Um dos dois filhos de Zebedeu: Tiago e João, apelidado de O Grande, eram pescadores e os irmãos de André, João Evangelista e Maria de Magdala. Ele é mencionado primeiro nas listas dos apóstolos.
3. Tiago Menor
Tiago o Menor, apelidado ainda "Filho de Alfeu" ou "Filho de Maria", era um dos dois filhos de Zebedeu, e também era um dos doze apóstolos. E aparentemente também irmão de Tiago o Maior e João.
4. João
João, apelidado de _Evangelista _ou "O Filho de Zebedeu", era o primeiro dos quatro irmãos que foram chamados a participar da equipe dos doze apóstolos.
5. André
André, também conhecido como __Apostolo do Dia de Doravante_, era o irmão mais velho de Pedro, Tiago e João. Ele é um dos apóstolos mais mencionados na Bíblia.
6. Filipos
Filipos era de Bete-Saida. Ele é conhecido por ter levado o jovem Davi a Jesus.
7. Bartolomeu (Nathaniel)
Bartolomeu, apelidado de Nathaniel, era de Caná, da Galileia. Ele é mencionado pelo Evangelho de João.
8. Tomé (o Douteiro)
Tomé, apelidado de o Douteiro ou "Tominho", era de Bete-Saida. Ele é conhecido por ter duvidado da ressurreição de Jesus.
9. Mateus
Mateus, o publicano (cobrador de receita), era conhecido por ter coletado impostos de Jericó.
10. Tomás (o Indiano)
Não se sabe ao certo, mas acredita-se que esse apóstolo terá sido do outro lado do mundo ( também do lado indiano, para alguns). Ele também é mencionado como Tomé o Douteiro, e provavelmente foi um dos doze apóstolos do rei Herodes.
11. Joabe, um homem de um lugar chamado Quemerim, provavelmente o que deu origem, entre outras teorias. para a origem do apelido de João (João ou Joãozinho).
12. Simão, provavelmente o único apóstolo dos apóstolos, e o seu "chefe dos apóstolos e chefe da Igreja do Apocalipse. E o apóstolo de "Igreja de Antioquia"
A Traição de Judas
A traição de Judas, o apóstolo que negou o próprio Senhor, foi uma das causas principais da crucificação de Jesus. O dinheiro do templo que Judas recebeu de Caifás o levou a trair Jesus.
Lamento de Jesus: Jesus lamentou a traição de Judas, pois ele sabia que estava fadado a sofrer.
A Paixão de Jesus
A paixão de Jesus é o evento central da história cristã. Ela é a história da morte de Jesus em cross.
As Dois Théssalonicenses: E assim como Jesus, os apóstolos também sofreram muitas coisas. Deles, Tiago Maior, Tiago Menor, Filipe, Baretolomeu e André, e Tiago, apelidado, segundo alguns, "de Alfeu", foram crucificados em Jerusalém, e em suas cruzes, estes dois filhos de Zebedeu, estenderam-se com os pés para fora. Mas com seus corpos, eles continuam vivos em corpo de mulher.
8 - A Paixão do Apóstolo Judas: Judas, apelidado "Tadeu", também conhecido "de Tadeu", apesar de ser, na verdade, Tadeus. Este apóstolo foi o único que não morreu de morte violenta. Ele, com 93 anos de idade, foi atirado para o fundo da terra por uma rocha que lhe caiu em cima; e sua alma foi recebida pelo Senhor.
O Apóstolo Paulo
A conversão do Apóstolo Paulo: O apóstolo Jesus, Paulo, que era conhecido como Saulo, era um fariseu que perseguia os cristãos. Ele teve uma visão de Jesus na estrada para Damasco e converteu-se ao cristianismo.
Ministério do Apóstolo Paulo: O apóstolo Paulo foi enviado a pregar a boa notícia em várias cidades do mundo antigo. Ele escreveu várias cartas que são incluídas na Bíblia.
A Missão dos Apóstolos
Depois de a ressurreição de Jesus, os apóstolos foram mandados em missão a pregar a boa nova em todo o mundo. A Missão é continuar o trabalho de Jesus: Jesus deu a seus apóstolos uma missão que ainda é relevante hoje em dia.
As instruções de Jesus: Jesus deu aos apóstolos instruções claras sobre a sua missão:
Que eles não ficassem com medo: Jesus os encorajou a não terem medo de enfrentar as dificuldades.
Que eles não se preocupassem: Jesus os encorajou a não se preocupar com as coisas do mundo.
Que eles amassem uns aos outros: Jesus os encorajou a amar uns aos outros.
Que eles abrissem os olhos: Jesus os encorajou a abrirem os olhos para a verdade.
A realização da missão: Os apóstolos realizaram a missão que Jesus lhes deu. Eles foram levados em missão em todo o mundo para pregar a boa nova.
Conclusão
Os 12 apóstolos de Jesus são figuras-chave na história cristã. Eles foram escolhidos por Jesus para prestar testemunho da sua presença em Israel e para continuar o seu trabalho.
A mensagem contínua: A mensagem contínua da cristandade é que todos têm a oportunidade de conhecer Jesus e de viver de acordo com os seus ensinamentos.
A missão continua: A missão que Jesus deu aos apóstolos continua até hoje em dia. E todos têm a oportunidade de trabalhar em conjunto para alcançar os objetivos de Jesus.
FAQ
Perguntas freqüentes sobre os apóstolos: Aqui estão algumas perguntas e respostas freqüentes sobre os apóstolos:
- Qual era o nome do apóstolo que traiu Jesus? : Judas Iscariote.
- Quem era o apóstolo que escreveu mais cartas da Bíblia? : Paulo.
Referências
- Evans, C. A. (2012). A história da bíblia. São Paulo: Vida Nova.
- Jesus Cristo. (1940). A doutrina de Jesus Cristo.
- Santos, I. T. (2019). O que é a religião cristã?. 3ª ed. Rio de Janeiro: Editora Vida.
- Santos, J. B. (2010) O evangelho de João. Rio de Janeiro: Editora Vida.
- Verbeke, H. G. (2023). Evangélicos: Uma biografia do Cristianismo