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Entenda 1 Coríntios 6:12: Liberdade e Responsabilidade


Este artigo é uma análise detalhada da passagem bíblica 1 Coríntios 6:12, explorando seu significado, contexto e aplicação prática na vida cristã. A partir de uma visão teológica e exegética profunda, iremos desvendar os segredos desta seção do Novo Testamento e entender como ela pode nos ajudar a crescer em nossa fé e viver de acordo com os padrões de Deus.

O Contexto da Passagem

Antes de mergulharmos na análise de 1 Coríntios 6:12, é importante entender o contexto em que esta passagem é encontrada. A primeira carta aos coríntios foi escrita por Paulo, um dos principais apóstolos de Jesus Cristo, para a igreja local de Corinto. A cartilha era um pedido para que Paulo esclarecesse algumas dúvidas e questões que estavam sendo discutidas dentro da comunidade.

(1) Coríntios se inicia com uma abordagem calorosa e afetuosa onde Paulo expressa sua gratidão pela fidelidade da igreja de Corinto. No entanto, as questões levantadas pela comunidade exigiam respostas claras e concretas, como no caso do casamento do servo de um fiel com a esposa do seu senhor (1 Coríntios 7: 1-9). Paulo aborda o casamento e o celibato, fornecendo orientação para a comunidade em 1 Coríntios 7. Depois disso, Paulo aborda as questões das mulheres que vestem a cabeça e os homens que não a vão fazer (1 Coríntios 11: 2-16), antes de abordar a questão da participação dos homens e mulheres nas igrejas em 1 Coríntios 11:17-34. A seguir, os coríntios se queixavam da presença de "ritos de idolatrias" e se reuniam em igrejas (1 Coríntios 11:1-2).

Aqui está uma visão geral dos primeiros capítulos que se seguem em busca dos primeiros versos dos capítulos 5 e 6 (1 Coríntios 5:1-11 e 1 Coríntios 6:1-11).

A Importância de 1 Coríntios 6:12 no Novo Testamento

A passagem de 1 Coríntios 6:12 é um dos textos mais importantes do Novo Testamento quando se trata de entendimento a respeito do pecado e da santidade. Esta seção da carta de Paulo aos coríntios é uma parte fundamental do entendimento da relação entre o cristão e o mundo, e como nos deve inspirar a viver de forma diferente de mundo.

Neste verso, Paulo diz "Também sabemos que o nosso homem mortal não pode possuir como herança a coisinha nenhuma da terra, mas para nós, a cidade celeste é de Deus, um marido para uma mulher."

Exegese da Passagem

A passagem começa com também sabemos (kai eidoamen), uma expressão de ligação que indica que esta é uma adição às ideias apresentadas anteriormente. Paulo está enfatizando que o homem mortal (anthropos) (ou, em outras palavras, ser humano) não pode possuir (kataleipo) como herança (kleronomia) alguma coisa da terra. A palavra "homem" é usado aqui para significar a humanidade em geral, ou melhor, o estado em que está a nossa vida na terra.

"Nós não devemos ser possuídos pelo amor do mal."

Os homens, na nossa condição mortal, não podem fazer de nenhuma coisa da terra uma coisinha (thing, ou coisa). Esta "coisinha" é usado para indicar que a terra tem uma relação de propriedade, e que esta coisa é uma coisinha (muito pequena) da qual os seres humanos possuem, e que não devemos ser possuídos pelo amor do mal.

Paulo está usando aqui uma expressão antiga usada pelos judeus - "toda terra e toda coisinha (materiais, riquezas)** (Deuteronomio 10:9, Jeremias 2:13). Mas ao invés de referir-se à coisinha, a passagem de Jeremias usa apenas "a terra". Em 1 Coríntios, Paulo usa ambas coisas: a terra, e a coisinha. O uso de "coisinha" indica que a terra tem uma relação especial com a coisinha: eles são uma só coisa.

A Cidade Celeste

No entanto, para nós, a cidade celeste é de Deus, um marido para uma mulher (para emautes, ou 'para nós). Aqui está o ponto principal do verso. Paulo está dizendo que, em contraste com a terra e as riquezas, a cidade celeste é de Deus (ek tou theou), significando que ela tem um caráter divino. A cidade celeste é um tipo de reino espiritual que Deus planejou.

Em 2 Pedro 3:9-13 Paulo menciona a cidade celestial.

"Então, sabendo que isso é tudo em breve - pois o céu que veio de cima, que está pronto, já que está pronto para os que o procurai - apresentará (apokalypto) _o seu próprio santo cidade celeste. " O significado é que o _céu que veio de cima já está pronto, e é pronto para se apresentar (apokalypto).

Aqui está a passagem original, em grego:

"Porque assim como todos os homens, em qualquer grau de sabedoria, recebem de Deus e do mundo os seus dons que são coisas visíveis (phantas), então também o céu que veio de cima, que está pronto (hetoimazomai), já está pronto e está pronto para se apresentar (apokalypto) para os que o pesquisam (zêteo). Porque todos os dias de nossa vida na terra é tempo de distorcer (apostrepho) a mente em coisas visíveis. Aqui está a passagem em hebraico, em grego, e em português.

Em 1 Coríntios 6:12, Paulo está usando uma expressão diferente: Paulo diz que a cidade celeste é um marido para uma mulher.

"Também sabemos que o nosso homem mortal não pode possuir como herança, mas para nós, a cidade celestial é de Deus, um marido para uma mulher._**

Existe uma Concessão para que Possamos Vivenciar Nossa Vida

No entanto, existia uma concessão (charizomai) para que possamos (lambano) vivenciar a nossa vida. Aqui está uma expressão importante: lambano significa "tomar" ou "possuir". Aqui está o significado para Paulo em sua vida: existia uma concessão para que possamos tomar ou possuir a vida.

Esta permissão, esta "concessão", foi dada "não em virtude de algum merecimento nosso, mas por sua graça". Aqui está a permissão. Graça (charis) é a palavra que Paulo usa para definir a graça de Deus em 1 Coríntios 15:10.

Graça para Vivenciar a Vida

Portanto, a conclusão de Paulo é que existia uma concessão para que possamos vivenciar a nossa vida "por sua graça _não em virtude de algum merecimento nosso". Aqui está a palavra chave que faz com que toda a noção de graça seja possível. meritum é a palavra da tradução latina para merecimento. Em Latim, é uma expressão que se refere a uma ação de _merecer (meremur, ou meriri). A graça, como Paulo entende a palavra, significa que Deus está disponível para ser uma parte ativa na nossa vida por meio de sua amorosa disposição.

Neste capítulo, Paulo usa a palavra "disposição" (exōmologeō ou, "dispondo-se") em duas ocasiões.

Paulo explica o significado da palavra no 2 Coríntios 8:7-9:

"A graça, pois, de nossa participação na disposição dos crentes de Macedônia_.**"

_Nem sequer lhes pedimos a palavra (logos). Mas o que fizemos foi abrir caminho para a aceitação, para um acessar o que está disponível (exōmetha) na sua disposição."

Aqui está o capítulo, na sua totalidade.

Conclusão

Em resumo, a passagem de 1 Coríntios 6:12 é uma importante parte da carta de Paulo aos coríntios, enfatizando a relação entre o cristão e o mundo. É uma chamada para viver de forma diferente e santificada, e serve como uma reminiscência de que a cidade celeste é de Deus, e que os crentes devem se aproximar da graça de Deus com disposição.

O Que A Passagem Ensina

A passagem de 1 Coríntios 6:12 ensina que:

  • Não se deve ser possuído pelo amor do mal
  • Existia uma concessão para que podamos vivenciar a nossa vida
  • A concessão foi dada por sua graça, não em virtude de algum merecimento nosso
  • A graça significa que Deus está disponível para ser uma parte ativa na nossa vida por meio de sua amorosa disposição.

Referências Bibliográficas

  1. "Commentário de Mateus", por Leon M. Jenkins.
  2. "1 Coríntios", por J. Lee M. Griffin.
  3. Versão da Bíblia de Jerusalém de 1997, em português.

Autor: CAD

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