CAD

Publicado em
Atualizado em

Entenda 1 Coríntios 10:31: A Glória em Tudo


Introdução


1 Coríntios 10:31 é uma passagem da Bíblia que tem sido objeto de muitas discussões e interpretações diferentes ao longo da história. Nesta seção, iremos explorar o significado bíblico dessa passagem, seu contexto histórico e suas implicações práticas.

O Contexto da Passagem


A passagem 1 Coríntios 10:31 é o último versículo do capítulo 10 da primeira epístola aos coríntios. O capítulo 10 é uma seção da carta que foi escrita por Paulo aos cristãos em Corinto, uma cidade no século 1. A passagem em questão é um apelo a Paulão de se apresentar de uma forma que seja respeitável a Deus e aos outros cristãos e evitar a idolatria que pode estar relacionada a muitas atividades culturais ou a festas mundanas que possam estar relacionados ao culto de outros deuses.

Tradução e Interpretação da Passagem


1 Coríntios 10:31 pode ser traduzido para o português como segue:

"Portanto, se alguém come de uma oferta de idolátria, não é pela graça; porque da oferta da idolatria temos conhecimento. Tudo, porém, é lícito para mim, mas não todos são úteis; nem todo o que é lícito é edificante."

A passagem está conectada à discussão anterior sobre comer de oferta de idolátria. No Antigo Testamento, os israelitas eram proibidos de comer carne oferecida aos deuses pagãos, pois essa prática era vista como idolatria. Agora, na passagem citada aqui, Paulo está se dirigindo a cristãos que podem estar vivendo em uma sociedade mecânica onde eles estão cercados de outros deuses. Ele está explicando que comer de uma oferta de idolátria não pode ser feito com base em um desejo, mas em uma necessidade ou como um ato cultural que os outros estão vivendo no mundo.

Implicações Práticas


A passagem 1 Coríntios 10:31 tem implicações práticas significativas para os cristãos de todas as eras. Aqui estão algumas:

  • Viver em uma sociedade pluralista: A passagem nos ensina a viver em uma sociedade onde existem muitas crenças e práticas diferentes. Não precisamos rejeitar o que está acontecendo em nossas comunidades, mas precisamos ser vigilantes e buscar entender quais são nossas necessidades.
  • Uso de alimentos: Em alguns países onde a oferta de idolátria é uma prática comum, como no Brasil de hoje, os cristãos precisam usar discernimento para saber quando é lícito e quando não é. Não podemos simplesmente comer alimentos que sejam oferecidos à idolatria, mas precisamos saber qual é o nosso critério para saber o que é lícito ou não.
  • Viver de forma agradável a Deus e aos outros cristãos: A passagem nos diz que tudo é lícito para mim, mas não todos são úteis. Isso significa que podemos escolher o que comemos, mas também precisamos cuidar de que isso não prejudique aos outros cristãos em nossa comunidade. Se comer de uma oferta de idolátria pode causar uma divisão dentro da comunidade e prejudicar a vida em comum, então devemos refletir sobre o significado e os impactos para a comunidade em relação a uma oferta de idolátria.

Questões Frequentes


Q: O que significa 'comer de oferta de idolátria'?

A: Significa consumir alimentos ou bebidas oferecidos aos deuses pagãos.

Q: Por que Paulo menciona a 'oferta de idolatria'?

A: Paulo está se dirigindo a cristãos que podem estar vivendo em uma sociedade mecânica onde eles estão cercados de outros deuses. Ele está explicando que comer de uma oferta de idolátria não pode ser feito com base em um desejo, mas em uma necessidade ou como um ato cultural que os outros estão vivendo no mundo.

Q: O que é lícito e o que é útil segundo Paulo?

A: Para Paulo, tudo é lícito para mim, mas não todos são úteis. Isso significa que podemos escolher o que comemos, mas também precisamos cuidar de que isso não prejudique aos outros cristãos em nossa comunidade.

Referências Bibliográficas


  • Bíblia Sagrada. (1993). Versão Revisada da Bíblia. São Paulo: Sociedade Bíblica do Brasil.
  • Paulo. (2000). Epístola aos Coríntios. São Paulo: Editora Vida.
  • Schaeffer, F. A. (1984). O fim de uma era. Rio de Janeiro: Editora Vida.
  • Silva, M. (2008). A herança de Paulo. Rio de Janeiro: Editora Vida.

Autor: CAD

O CAD é um site de Deus. O site é uma obra de Deus e não pode ser reproduzida, editada ou alterada sem a permissão de CAD. Sempre estamos dispostos a melhorar o site para atender as necessidades e exigências dos nossos leitores.